Raça Pastor Alemão

 

 

Pastor Alemão

Pastor Alemão

O pastor alemão (Schäferhund em Alemão) vem de Alemanha, e é uma raça relativamente nova. Sua origem é de 1899. É descendente de cães pastores que foram originalmente desenvolvidos para coletar e monitorar ovelhas.

Graças à sua força, inteligência, treinabilidade e obediência, pastores alemães em todo o mundo são muitas vezes a raça preferida para muitos tipos de trabalho, tais como: cão de guarda, guia para cegos , salvamento animal, cão de polícia. O uso que lhe dão as forças de segurança e do exército, em muitos países ainda têm unidades específicas chamadas K-9

Origem e história

Suas origens remontam ao final do século XIX, quando na Alemanha começo um programa de melhoramento para salvar e proteger rebanhos de ovelhas contra os lobos. O capitão da cavalaria do exército alemão, Maximilian von Stephanitz, é considerado o pai da raça. Mais tarde, após do aparecimento dos Amigos do Pastor Alemão, em 1899, começou uma seleção de indivíduos cujos cruzamentos melhoraram a aparência física e psíquica do cão.

Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, ele foi usado como sentinela de guerra. Na mesma época, o AKC mudou seu nome de Pastor Alemão para Cão Pastor, enquanto os britânicos alteraram para Lobo da Alsácia, em ambos os casos a intenção era apagar a associação com suas raízes alemãs. Lobo da Alsácia foi depois abandonado, pois o nome fez as pessoas terem medo da raça. Em 1931, o AKC restaurou o nome da raça para Pastor Alemão.

características

Corpo: Robusto flexível e um pouco alongado, corpo musculoso, suas mandíbulas devem fechar em tesoura. As orelhas do Pastor Alemão são de tamanho médio, eretas, portadas elevadas e alinhadas, sem inclinação lateral.
Tamanho médio do macho: Alt: 60 até 65 cm, Peso: 34 até 43 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 55 até 60 cm, Peso: 34 até 43 kg
Expectativa de vida: 9 até 13 anos
Cores: Preto, preto com bordas marrom, vermelho e preto, mas sempre visível seu casaco preto, portanto, muitos o chamam de “manto preto”.

Saude

Principais doenças são a displasia de quadril, displasia do cotovelo, panosteitis, vWD, paresia dos membros posteriores, cauda equina, dermatite piotraumática, alergias de pele, neoplasia maligna, pannus, catarata, torção gástrica, fístula perianal, cardiomiopatia.

Cuidados

O Pastor Alemão precisa de exercício e movimento contínuo, pois é uma raça de trabalho. Pastores alemães destacam em esportes como o “Schutzhund”, que é uma boa alternativa para ajudar a mantê-lo saudável e equilibrado, tanto física quanto mentalmente. Viagens para o campo, praia ou montanha são necessários e convenientes, especialmente se for permitido correr à vontade, pelo menos, duas vezes por mês.

É preferível aos 3 meses de vida fazer seu primeiro banho em um lugar quente onde o cão não está em risco de lesão, usando sabão neutro ou xampu.

A escovação diária é necessária para evitar que o cabelo morto fique no seus membros e pescoço, isso também permite que seu cabelo é fique brilhante, saudável e bonito.

Visite o seu veterinário pelo menos uma vez por ano para um controle geral.

Aqui nossa galeria de pastores alemães:

Filhote Pastor Alemão

Filhote Pastor Alemão

Filhote Pastor Alemão

Filhote Pastor Alemão

Pastor Alemão

Pastor Alemão

Pastor Alemão

Pastor Alemão

Pastor Alemão

Pastor Alemão

Filhote Pastor Alemão

Filhote Pastor Alemão

Filhote Pastor Alemão

Filhote Pastor Alemão

 

  

Uma Comentário para “Raça Pastor Alemão”

  1. vanessa michelini leite 10/04/201514:38

    adoro cães quero adotar um como eu faço?

  • Listado das raças de cães

    por em 29/01/2013 - 8 Comentários

    Aqui apresentamos tabelas gráficas com as raças mas conhecidas de cães

  • Raça Schnauzer

    por em 01/02/2018 - 0 Comentários

    Schnauzer é de origem alemão, um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia. Seu nome deriva da palavra em alemão Schnauze, que significa “focinho”. Seu focinho realmente é uma característica peculiar, especialmente por ter este longo bigode elegante, charmoso, e muito conhecido.

  • Raça Maltês

    por em 07/11/2018 - 4 Comentários

    Maltês é uma pequena raça canina, também chamada bichon maltês, oriunda de Malta, chegada ao Brasil alcançou o ápice de sua popularidade em 2000, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país. O maltês é um canino de companhia, capaz de adaptar-se facilmente a vida de seus donos, é um cão de alarme […]

  • Raça Pastor Alemão

    por em 11/12/2018 - 1 Comentários

        O pastor alemão (Schäferhund em Alemão) vem de Alemanha, e é uma raça relativamente nova. Sua origem é de 1899. É descendente de cães pastores que foram originalmente desenvolvidos para coletar e monitorar ovelhas. Graças à sua força, inteligência, treinabilidade e obediência, pastores alemães em todo o mundo são muitas vezes a raça […]

  • O Cachorro do dia – Setembro 2014

    por em 30/09/2014 - 0 Comentários

      Por segunda vez a fanpage dos Cachorros Brasil no Facebook organizou a concorrência O Cachorro do dia. A participação dos curtidores foi grande e infelizmente alguns cachorros não puderam ser selecionados, mas eles poderão novamente participar na próxima concorrência.

Novidades

Conheça mais sobre as raças de Cães
- Raça Pastor Alemão
- Raça Schnauzer
- Raça Maltês

- Listado das raças de cães

Anuncios

Facebook no Amigos