Raça Pastor Alemão
O pastor alemão (Schäferhund em Alemão) vem de Alemanha, e é uma raça relativamente nova. Sua origem é de 1899. É descendente de cães pastores que foram originalmente desenvolvidos para coletar e monitorar ovelhas.
Graças à sua força, inteligência, treinabilidade e obediência, pastores alemães em todo o mundo são muitas vezes a raça preferida para muitos tipos de trabalho, tais como: cão de guarda, guia para cegos , salvamento animal, cão de polícia. O uso que lhe dão as forças de segurança e do exército, em muitos países ainda têm unidades específicas chamadas K-9
Origem e história
Suas origens remontam ao final do século XIX, quando na Alemanha começo um programa de melhoramento para salvar e proteger rebanhos de ovelhas contra os lobos. O capitão da cavalaria do exército alemão, Maximilian von Stephanitz, é considerado o pai da raça. Mais tarde, após do aparecimento dos Amigos do Pastor Alemão, em 1899, começou uma seleção de indivíduos cujos cruzamentos melhoraram a aparência física e psíquica do cão.
Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, ele foi usado como sentinela de guerra. Na mesma época, o AKC mudou seu nome de Pastor Alemão para Cão Pastor, enquanto os britânicos alteraram para Lobo da Alsácia, em ambos os casos a intenção era apagar a associação com suas raízes alemãs. Lobo da Alsácia foi depois abandonado, pois o nome fez as pessoas terem medo da raça. Em 1931, o AKC restaurou o nome da raça para Pastor Alemão.
características
Corpo: Robusto flexível e um pouco alongado, corpo musculoso, suas mandíbulas devem fechar em tesoura. As orelhas do Pastor Alemão são de tamanho médio, eretas, portadas elevadas e alinhadas, sem inclinação lateral.
Tamanho médio do macho: Alt: 60 até 65 cm, Peso: 34 até 43 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 55 até 60 cm, Peso: 34 até 43 kg
Expectativa de vida: 9 até 13 anos
Cores: Preto, preto com bordas marrom, vermelho e preto, mas sempre visível seu casaco preto, portanto, muitos o chamam de “manto preto”.
Saude
Principais doenças são a displasia de quadril, displasia do cotovelo, panosteitis, vWD, paresia dos membros posteriores, cauda equina, dermatite piotraumática, alergias de pele, neoplasia maligna, pannus, catarata, torção gástrica, fístula perianal, cardiomiopatia.
Cuidados
O Pastor Alemão precisa de exercício e movimento contínuo, pois é uma raça de trabalho. Pastores alemães destacam em esportes como o “Schutzhund”, que é uma boa alternativa para ajudar a mantê-lo saudável e equilibrado, tanto física quanto mentalmente. Viagens para o campo, praia ou montanha são necessários e convenientes, especialmente se for permitido correr à vontade, pelo menos, duas vezes por mês.
É preferível aos 3 meses de vida fazer seu primeiro banho em um lugar quente onde o cão não está em risco de lesão, usando sabão neutro ou xampu.
A escovação diária é necessária para evitar que o cabelo morto fique no seus membros e pescoço, isso também permite que seu cabelo é fique brilhante, saudável e bonito.
Visite o seu veterinário pelo menos uma vez por ano para um controle geral.
Aqui nossa galeria de pastores alemães:
adoro cães quero adotar um como eu faço?