Quando você adotar seu primeiro cachorro

 

Provavelmente a primeira coisa que você vai fazer é ir até um pet shop comprar ração, duas vasilhas e uma caminha macia para o seu futuro melhor amigo. Olhando mais um pouco, resolve comprar um brinquedo, daqueles que apitam.

Coloca tudo no cantinho dele, na área de serviço, e fica imaginando como será a relação de vocês. Muitas perguntas passam pela sua cabeça e algumas pessoas mais próximas até o criticam:

  • Por que adotar um cão com tanta criança precisando de ajuda?
  • Você vai levar um cachorro de rua para sua casa? E se ele o morder?
  • Gastar dinheiro com animal de rua é uma perda de tempo. Se ao menos fosse de raça e tivesse pedigree.

Mas você não se importa. Se sente feliz de dar um lar para aquele que foi abandonado nas ruas.

O primeiro contato acontece através do primeiro olhar. E é um olhar triste, de solidão. Você quer levá-lo para sua casa, mas precisa ganhar confiança – a sua e a dele.

E se você comprasse comida e desse para o cãozinho? Aí está uma boa ideia.

Ele olha desconfiado, mas vem comer na sua mão. Depois disso, um carinho sempre é bem-vindo.

– Vem cãozinho, vamos comigo. Ele o acompanha. Quando chega à sua casa, cheira cada pedacinho do local e deita em sua caminha. Parece entender que agora ele tem uma casa e fica feliz com isso. De novo, cheira cada pedacinho daquele lugar e bebe água pela primeira vez em sua vasilha.

Você coloca ração, ele come. Depois você vai dar banho nele, e ele permanece quietinho. Nunca ninguém o tratou com tanto amor e carinho.

No dia seguinte, as coisas acontecem com mais naturalidade. Ele já é seu cachorro e você tem certeza que fez a escolha certa.
Você vai trabalhar, sai com seus amigos e quando chega em casa, tem um guardião de quatro patas, esperando por você.

Sabe… Dalí para frente sua vida permanece quase igual ao que você já fazia. Mas, na verdade, agora existe uma grande diferença: talvez antes você se sentisse sozinho em alguns momentos, talvez não acreditasse em você mesmo, ou quem sabe a pessoa que você mais amou, o tenha decepcionado e partiu seu coração. E você sofria com isso.

Agora você não está sozinho, e nem vai mais sofrer de solidão. Ninguém confia mais em você, nem é melhor companhia, do que seu cachorro. Ele conserta o seu coração, sempre e sempre… E isso não tem preço.

Aquele olhar de agradecimento o comove a cada segundo, algumas vezes você até evita o contato visual, pois sente vontade de chorar. É como se ele dissesse que você é a melhor pessoa que ele já conheceu. Aos “olhos dele”, você não tem defeito.

O gesto de ele deitar ao seu lado, faz com que você se sinta novamente a pessoa mais importante do mundo. Quando vocês saem para passear, ele parece ter medo da vida que teve e para onde não quer voltar. Mas perto de você, se sente protegido.

O tempo vai passando, esse amor só aumenta e se torna mais forte. Você não vê sua vida longe dele e até pensa que demorou tempo demais para adotar um cãozinho. Mas tudo acontece na hora certa.

Um dia você vai lembrar das frases daquelas pessoas que diziam que gastar dinheiro com animal de rua é perda de tempo. Vai olhar para todos os cachorros bonitões que têm pedigree, vai saber que eles são especiais do mesmo jeito, mas vai responder com orgulho, pela milésima vez, que o seu é vira-lata, que ele morava na rua, que tinha pulgas, carrapato, mas que tem algo muito mais importante do que qualquer outra coisa: ele tem coração. Muitas pessoas têm pedigree, mas não tem coração.

Não sei o nome do seu cãozinho, ou mesmo se você tem um. Mas sei que no dia em que você adotar um, sua vida vai transbordar de amor e aí você vai entender que ele não precisa nem de uma caminha, se você não puder comprar. Basta uma camiseta velha, com o seu cheiro, e ele vai ser muito feliz.

Por um único motivo: um cão não exige nada de você, mas sabe, como ninguém, valorizar e agradecer cada gesto de carinho que você faz por ele.

Não tenha dúvidas: no dia em que você levar um cachorro para casa, sua vida vai ser muito melhor e mais feliz!

– Você não tem medo que ele lhe morda? – Alguém vai perguntar.

– Jamais! – Você vai responder. Tenho medo apenas de perdê-lo. Não quero nem pensar nesse dia.

Mas quando isso acontecer, você vai saber que lá da ponte do arco-íris ele vai continuar te amando e te agradecendo.
Aproveite todos os momentos com o seu melhor amigo. E todas as lambidas de quem ainda não aprendeu a beijar.

  

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

  • Listado das raças de cães

    por em 29/01/2013 - 8 Comentários

    Aqui apresentamos tabelas gráficas com as raças mas conhecidas de cães

  • Raça Schnauzer

    por em 01/02/2018 - 0 Comentários

    Schnauzer é de origem alemão, um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia. Seu nome deriva da palavra em alemão Schnauze, que significa “focinho”. Seu focinho realmente é uma característica peculiar, especialmente por ter este longo bigode elegante, charmoso, e muito conhecido.

  • Raça Maltês

    por em 07/11/2018 - 4 Comentários

    Maltês é uma pequena raça canina, também chamada bichon maltês, oriunda de Malta, chegada ao Brasil alcançou o ápice de sua popularidade em 2000, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país. O maltês é um canino de companhia, capaz de adaptar-se facilmente a vida de seus donos, é um cão de alarme […]

  • Raça Pastor Alemão

    por em 11/12/2018 - 1 Comentários

        O pastor alemão (Schäferhund em Alemão) vem de Alemanha, e é uma raça relativamente nova. Sua origem é de 1899. É descendente de cães pastores que foram originalmente desenvolvidos para coletar e monitorar ovelhas. Graças à sua força, inteligência, treinabilidade e obediência, pastores alemães em todo o mundo são muitas vezes a raça […]

  • O Cachorro do dia – Setembro 2014

    por em 30/09/2014 - 0 Comentários

      Por segunda vez a fanpage dos Cachorros Brasil no Facebook organizou a concorrência O Cachorro do dia. A participação dos curtidores foi grande e infelizmente alguns cachorros não puderam ser selecionados, mas eles poderão novamente participar na próxima concorrência.

Novidades

Conheça mais sobre as raças de Cães
- Raça Pastor Alemão
- Raça Schnauzer
- Raça Maltês

- Listado das raças de cães

Anuncios

Facebook no Amigos