Otite de cachorro – Silenciosa e dolorosa

Otite de Cachorros
Otite é uma inflamação no conduto auditivo (otite externa) ou no tímpano (otite média) dos animais e tem se tornado uma das queixas mais frequentes nas clínicas veterinárias de atendimento para cães e gatos, sendo mais comum nos caninos.

A inflamação geralmente é acompanhada de dor e incômodo, podendo até ser crônica dificultando e agravando ainda mais o tratamento. Animais com otite frequentemente sacolejam a cabeça, coçam a orelha, sentem dor ao toque e apresentam odor característico no conduto auditivo.

A doença pode ser causada por fatores predisponentes que facilitam o processo inflamatório, como por exemplo; conduto auditivo estreito, pêlos em excesso, umidade, produção exacerbada de cerume, traumas, tumores e etc. Mas é possível também que a otite aconteça por fatores primários, que seriam os carrapatos, pulgas, moscas, fungos, e principalmente os ácaros Demodex canis e Otodectes cynotis.

Otodectes cynotis e Demodex canis
As infecções não acontecem com tremenda facilidade, pois os animais também possuem células de defesa e flora bacteriana natural que ajudam a combater possíveis danos à saúde do mesmo, porém alguns pacientes podem desenvolver complicações autoimunes ou o mais comum, alteração na flora e fisiologia dos condutos.

Em prevenção à otite, em nosso dia-a-dia devemos evitar ao máximo molhar os condutos auditivos, não usar produtos de limpeza em excesso ou que não sejam indicados para ambientes que vivem animais, não limpar frequentemente os ouvidos dos pets, assim como fazer a higienização do mesmo de forma errada ou bruta ao ponto de causar traumas, manter os pets livres de carrapatos, pulgas e outros parasitas, e usar produtos de banho e higienização próprios para animais.

A avaliação de um médico veterinário é imprescindível, pois só o profissional de saúde animal poderá analisar os exames, realizar o diagnóstico correto e principalmente receitar um tratamento eficaz, pois como vimos acima são vários os fatores que desencadeiam a otite e para cada caso existe um protocolo de tratamento diferente e específico.

O tratamento pode ser munido de medicamentos orais e/ou locais, com antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antifúngicos, ceruminolíticos e até antialérgicos. Outros remédios que não devem ser deixados de lado é o carinho e o cuidado, para tratar da melhor maneira possível a saúde dos nossos amigos.

  

Deixe seu Comentário

  • Listado das raças de cães

    por em 29/01/2013 - 8 Comentários

    Aqui apresentamos tabelas gráficas com as raças mas conhecidas de cães

  • Raça Schnauzer

    por em 01/02/2018 - 0 Comentários

    Schnauzer é de origem alemão, um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia. Seu nome deriva da palavra em alemão Schnauze, que significa “focinho”. Seu focinho realmente é uma característica peculiar, especialmente por ter este longo bigode elegante, charmoso, e muito conhecido.

  • Raça Maltês

    por em 07/11/2018 - 4 Comentários

    Maltês é uma pequena raça canina, também chamada bichon maltês, oriunda de Malta, chegada ao Brasil alcançou o ápice de sua popularidade em 2000, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país. O maltês é um canino de companhia, capaz de adaptar-se facilmente a vida de seus donos, é um cão de alarme […]

  • Raça Pastor Alemão

    por em 11/12/2018 - 1 Comentários

        O pastor alemão (Schäferhund em Alemão) vem de Alemanha, e é uma raça relativamente nova. Sua origem é de 1899. É descendente de cães pastores que foram originalmente desenvolvidos para coletar e monitorar ovelhas. Graças à sua força, inteligência, treinabilidade e obediência, pastores alemães em todo o mundo são muitas vezes a raça […]

  • O Cachorro do dia – Setembro 2014

    por em 30/09/2014 - 0 Comentários

      Por segunda vez a fanpage dos Cachorros Brasil no Facebook organizou a concorrência O Cachorro do dia. A participação dos curtidores foi grande e infelizmente alguns cachorros não puderam ser selecionados, mas eles poderão novamente participar na próxima concorrência.

Novidades

Conheça mais sobre as raças de Cães
- Raça Pastor Alemão
- Raça Schnauzer
- Raça Maltês

- Listado das raças de cães

Anuncios

Facebook no Amigos