Sobre os maus-tratos contra animais

Contra os Maus-tratos dos animais

O que você sente quando vê um animal sendo maltratado? Você tem coragem de denunciar? Pois saiba que a indiferença, ou a falta de atitude, é o grande motivo da impunidade.

Algumas pessoas não levam em conta que os animais também têm sentimentos. Mas nós sabemos bem o quanto a amizade de um cão supera em muito a amizade do ser humano.

A diferença está exatamente na cumplicidade e no amor incondicional que os animais sentem por nós, enquanto a “amizade entre humanos” está mais associada a um jogo de interesses.

A questão não é se eles conseguem falar ou raciocinar, mas sim que os animais também são passíveis de sofrimento.

Hoje em dia já conseguimos, sim, alguns bons resultados com relação às punições para os crimes de maus-tratos contra os animais. Mas é claro que não podemos ser ingênuos a ponto de pensar que isso é o suficiente. Infelizmente, ainda há muita impunidade e muitos animais ainda estão sofrendo.
Você sabe que temos uma lei sobre maus-tratos contra os animais aqui no Brasil? Então, denuncie quando você presenciar um ato de crueldade contra os nossos pequenos amigos.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Não devemos desanimar, pois temos fundamentos jurídicos suficientes para denunciar o agressor, em caso de flagrante ou de testemunhas que possam comprovar que o animal está sendo maltratado.

Se você souber de algum caso e tiver certeza que a denúncia procede, procure enquadrar o crime em uma das leis de crimes ambientais. É muito importante não ter medo de denunciar. Como fazer isso? É muito simples:

Abra um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Tudo o que você conseguir, como fatos e provas, deve ser anexado ao seu B.O., como por exemplo: relatos de testemunhas, fotografias, laudo veterinário ou placa do carro de quem abandonou o animal – sim, abandono de animais está dentro dos crimes de maus-tratos.

Assim que o Policial ou Escrivão ouvir o seu relato sobre o crime, a ele cabe cumprir a instauração de inquérito policial. Um processo judicial será aberto a pedido do delegado e o acusado ficará com a ficha suja – isto é, perderá a condição de réu primário.
Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, que são seus substitutos legais, e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais.

Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado o encaminhará ao Juízo para a abertura de ação, onde o autor será o Estado.
“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes” – Albert Schweitzer.

Tome sempre a decisão de denunciar os maus-tratos. Não vamos deixar que os animais sofram em silêncio. Afinal, eles só podem contar mesmo com pessoas de bom coração, como você, para lhes dar proteção e uma vida digna.

  

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

  • Listado das raças de cães

    por em 29/01/2013 - 8 Comentários

    Aqui apresentamos tabelas gráficas com as raças mas conhecidas de cães

  • Raça Schnauzer

    por em 01/02/2018 - 0 Comentários

    Schnauzer é de origem alemão, um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia. Seu nome deriva da palavra em alemão Schnauze, que significa “focinho”. Seu focinho realmente é uma característica peculiar, especialmente por ter este longo bigode elegante, charmoso, e muito conhecido.

  • Raça Maltês

    por em 07/11/2018 - 4 Comentários

    Maltês é uma pequena raça canina, também chamada bichon maltês, oriunda de Malta, chegada ao Brasil alcançou o ápice de sua popularidade em 2000, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país. O maltês é um canino de companhia, capaz de adaptar-se facilmente a vida de seus donos, é um cão de alarme […]

  • Raça Pastor Alemão

    por em 11/12/2018 - 1 Comentários

        O pastor alemão (Schäferhund em Alemão) vem de Alemanha, e é uma raça relativamente nova. Sua origem é de 1899. É descendente de cães pastores que foram originalmente desenvolvidos para coletar e monitorar ovelhas. Graças à sua força, inteligência, treinabilidade e obediência, pastores alemães em todo o mundo são muitas vezes a raça […]

  • O Cachorro do dia – Setembro 2014

    por em 30/09/2014 - 0 Comentários

      Por segunda vez a fanpage dos Cachorros Brasil no Facebook organizou a concorrência O Cachorro do dia. A participação dos curtidores foi grande e infelizmente alguns cachorros não puderam ser selecionados, mas eles poderão novamente participar na próxima concorrência.

Novidades

Conheça mais sobre as raças de Cães
- Raça Pastor Alemão
- Raça Schnauzer
- Raça Maltês

- Listado das raças de cães

Anuncios

Facebook no Amigos