Quando vacinar meu cão?

Vacina

Essa é uma das principais dúvidas dos proprietários de cães, sejam estes de pets filhotes ou adultos. Ao longo da vida os animais convivem com uma grande variedade de micro-organismo como fungos, bactérias, parasitas e vírus que podem ou não serem patogênicos, ou seja; causar doença. Mas graças ao sistema de defesa (sistema imunológico) boa parte desses micro-organismo patogênicos são combatidos, porém em alguns casos eles são fortemente evoluídos e tão virulentos que o sistema imunológico não consegue realizar a defesa eficientemente, então, é preciso “dar uma forcinha” para ajudar ao animal manter sua boa saúde. Essa ajuda é a vacina, uma substância produzida com micro-organismos específicos mortos ou inativados, que quando aplicada no organismo do animal provocará uma reação estimulando a produção de anticorpos específicos no combate às doenças. Por isso a vacina é fundamental para todos os cães!

Cães filhotes não devem nem mesmo sair de casa antes de serem vacinados com as principais vacinas , que são elas; Vacina v10 que atua no combate à leptospirose (zoonose), cinomose canina, hepatite infecciosa canina, parainfluenza canina, coronavirose canina e parvovirose, Vacina contra a Gripe canina previnindo algumas doenças do trato respiratório, como por exemplo a doença causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica, Vacina contra Giardíase, doença causada pelo protozoário Giardia lamblia que compromete o trato digestório do animal e a Vacina Raiva que a tua no combate a zoonose raiva e que é obrigatória por lei.

Se o animal ficar exposto a agentes etiológicos causadores dessas doenças sem que esteja vacinado, muito provavelmente ficará doente e se não tratado devidamente ou dependendo da gravidade do problema correrá risco de morte. Como em todas as doenças o melhor a ser feito é prevenir poupando o sofrimento do animal e a aflição do proprietário. Infelizmente uma parcela da sociedade brasileira tem receio em vacinar os animais, principalmente pelo custo com veterinários, porém, sendo analisado mais detalhadamente podemos observar que o investimento à vacinação é menor que o possível gasto futuro para o tratamento das doenças assim como poupar a saúde do pet e da família já que algumas doenças são Zoonose, ou seja; podem ser transmitidas para nós humanos e algumas delas são tão graves que levam o paciente à morte em pouco tempo.

Existem vacinas que são de dose única para filhotes como a Raiva e outras que precisam ser administradas doses seguintes para a eficácia completa, mas  as principais vacinas devem ser repetidas anualmente em cães adultos para garantir proteção. Vejamos a seguir o Calendário completo de cada vacina citada acima;

  • V10: Primeira dose a partir de 6 semanas de vida, segunda dose com 9 semanas de vida, terceira dose com 12 semanas de vida e após, uma dose anual para cães adultos.
  • Vacina contra Gripe Canina: Primeira dose com 9 semanas de vida, segunda dose com 12 semanas de vida e após, uma dose anual para cães adultos.
  • Vacina contra Giardíase: Primeira dose com 9 semanas de vida, segunda dose com 12 semanas de vida e após, uma dose anual para cães adultos.
  • Vacina contra Raiva: dose única para filhotes com 12 semanas de vida e após, uma dose da vacina anualmente para cães adultos.

  

Deixe seu Comentário

É necessário fazer login para poder inserir um anúncio.

  • Listado das raças de cães

    por em 29/01/2013 - 8 Comentários

    Aqui apresentamos tabelas gráficas com as raças mas conhecidas de cães

  • Raça Schnauzer

    por em 01/02/2018 - 0 Comentários

    Schnauzer é de origem alemão, um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia. Seu nome deriva da palavra em alemão Schnauze, que significa “focinho”. Seu focinho realmente é uma característica peculiar, especialmente por ter este longo bigode elegante, charmoso, e muito conhecido.

  • Raça Maltês

    por em 07/11/2018 - 4 Comentários

    Maltês é uma pequena raça canina, também chamada bichon maltês, oriunda de Malta, chegada ao Brasil alcançou o ápice de sua popularidade em 2000, quando tornou-se uma das dez raças mais comuns do país. O maltês é um canino de companhia, capaz de adaptar-se facilmente a vida de seus donos, é um cão de alarme […]

  • Raça Pastor Alemão

    por em 11/12/2018 - 1 Comentários

        O pastor alemão (Schäferhund em Alemão) vem de Alemanha, e é uma raça relativamente nova. Sua origem é de 1899. É descendente de cães pastores que foram originalmente desenvolvidos para coletar e monitorar ovelhas. Graças à sua força, inteligência, treinabilidade e obediência, pastores alemães em todo o mundo são muitas vezes a raça […]

  • O Cachorro do dia – Setembro 2014

    por em 30/09/2014 - 0 Comentários

      Por segunda vez a fanpage dos Cachorros Brasil no Facebook organizou a concorrência O Cachorro do dia. A participação dos curtidores foi grande e infelizmente alguns cachorros não puderam ser selecionados, mas eles poderão novamente participar na próxima concorrência.

Novidades

Conheça mais sobre as raças de Cães
- Raça Pastor Alemão
- Raça Schnauzer
- Raça Maltês

- Listado das raças de cães

Anuncios

Facebook no Amigos